Anatomia

Em relação aos abdominais, e como podemos ver nesta figura. Temos o músculo reto do abdómen que ocupa grande parte da parte anterior do tronco.

O Músculo grande recto do abdómen (Musculus rectus abdominis) insere-se no corpo do púbis, entre o ângulo e a espinha. As suas fibras dirigem-se depois verticalmente para cima e, ao chegarem ao tórax, dividem-se em três digitações terminais.

A externa insere-se na 5ª cartilagem costal, a média na 6ª cartilagem costal e a interna na 7ª cartilagem costal.

O grande recto apresenta três ou quatro intersecções tendinosas (Intersectiones tendinae). A linha que separa as duas metades, a direita e a esquerda, tem o nome de linha alba.

Na zona lateral temos o músculo oblíquo externo do abdómen.

Anatomia dos Abdominais

  • http://abdominal bianca beatriz oliveira da silva

    eu queria saber o que na teoria significa abdominal?

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Abdominal é simplesmente o nome que se deu a essa área do corpo. Não há propriamente uma teoria por detrás, poderá ter a ver com latim. O nome vem directamente do abdómen.

      Atenciosamente,
      Luís Ramalho

  • Erick

    ola,
    Luis
    tenho 16 anos peso 57k tenho 1m 67cm gostaria de saber qual o melhor tipo de abdominal pra min,nao tenho gordura no abdomen.Quantos abdominais devo fazer por dia e quantas series,quais abdominais devo fazer, faço todos os dias ou dia sim dia nao ?
    quero definir principalmenta a parte inferior do reto abdominal.

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Erick, se já não tens gordura então é mesmo uma questão de aumentar a massa muscular abdominal para conseguires obter boa definição. Recomendo que faças 3 séries, depois as repetições vai variar dependendo da força abdominal que tenhas… se estiveres a iniciar, começa com séries mais curtas 15-18 repetições, se já estás mais avançado, 24 repetições.

      Os músculos abdominais como qualquer outro músculo necessitam de descanço, portanto, o correto será dia sim dia não.

      Quanto aos exercícios, não há um “melhor exercício”… todos são bons, faz aqueles que sintas que estás a obter melhores resultados e que te sintas melhor a fazer. Temos alguns aqui no site, podes encontrar muitos mais em outros locais.

      Bom treino!

  • Tata

    Sei que não é necessario a quantidade de abdominais, mas eu faço series com musica, tipo uma coreografia. Faço 16, descanso 16, variando os tipos. Chego a fazer 400 ou mais. Não doem, sempre descanso. O que voce me diz?

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Está bom, creio que poderá porventura aumentar o número de repetições e reduzir o número de séries. Poderá fazer 24 repetições e ao invés de 400, reduzir para metade. Experimente e diga-me como se sentiu. Bom treino.

  • http://pulse.yahoo.com/_7R7SSAYKQ34STX2L6AGKOLZS7Q rafha

    Luís , tenho um pouco de gordura na barriga e quero deixa-la definida… o que acha que devo fazer ? tenho 1,63 de altura e 66k. Poderia me dizer qual o nº de séries e os tipos de abdominais para perer a gordura localizad o mais rápido possível ?

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Rafha, como já podes ter tido a oportunidade de ler aqui no site nem os abdominais nem qualquer outro exercício acaba com a gordura localizada. Tens duas hipóteses, uma é consumir menos calorias a outra é gastares mais calorias. O ideal será fazer uma combinação das duas para obteres os resultados o mais rápido possível. Boa sorte!

  • Afonso

    Luis tenho 15 anos tenho 1,78 e peso avolta de 83 k , tenho alguma gordura na parte abdominal uque devo de fazer para ficar com uns abdominais defenidos?

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Afonso, por favor lê o site e os restantes comentários. Já respondi a essa questão dezenas de vezes. Bom treino.

  • Pedro

    Boas. Tenho 14 anos, 1,73, 62 quilos e cerca de 12 % de gordura corporal. faço abdominais desde abril descançando entre os dias que faço e alternando as series. Porem, so consegui fazer sair um pouco o primeiro “gomo” do abdomem. tens ideia de qual é o problema?

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Pedro, talvez tenhas de trabalhar mais os abdominais… normalmente abaixo de 10% é quando aparece a definição abdominal. Tenta aumentar a massa muscular e perder 2-3% mais de gordura e creio que ficarás com melhor definição abdominal. Bom treino.

  • Pedro

    faço 500 abdominais… de 10 series diferentes

  • Everson

    Gostaria de saber, qual a melhor série ,e como fasso para alternar o treino e como aplicar os dias de descanaço ao meu treino. Obrigado !

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Everson, não há uma melhor série… terá de ver qual a que se adequada mais ao seu nível. Os dias de descanso faça-os dia sim dia não. Bom treino.

  • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

    Lucas, deverá trabalhar todos os abdominais para ter abdominais fortes… poderá também optar pelo treino isométrico, é muito bom para trabalhar o core. Bom treino.

  • Jefferson_phellippe

    o que fazer para fortalecer e ganhar massa principalmente na região lateral, onde se encontra a crista ilíaca e o oblíquo externo? Obrigado!

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Jefferson, deverá realizar abdominais oblíquos. A crista ilíaca e o oblíquos externo encontram-se precisamente na parte lateral do tronco, crista ilíaca é a parte superior do osso ilíaco e o músculo oblíquos externo é aquele que deverá trabalhar.

  • brian

    eu li em um site que os exercícios abdominais girando o tronco, no caso a maioria dos exercícios para oblíquo, forçam o centro das vértebras onde os discos tendem a causar hérnia, é verdade?

    • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

      Brian, o que leu está correto, a rotação do tronco poderá ser prejudicial para a coluna vertebral caso não faça o exercício da forma correta.

  • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

    Olá, diga ao seu instrutor para consultar um livro de anatomia. Bom treino!

  • Gabriel98ribeiro

    gostaria de saber como se define e bons tipos de treinos para a linha semilunar

  • http://www.luisramalho.com Luís Ramalho

    Maurício, para perderes gordura sem dúvida exercícios aeróbicos. Os mais comuns são andar, correr, nadar e pedalar. Os exercícios abdominais devem ser realizados nem rápida nem lentamente… rítmo moderado de forma a executares os exercícios de forma correta sem compensações.

    Dependendo dos teus objetivos poderás associar musculação e exercícios aeróbicos como referi em cima. Musculação será de fato recomendada.

    Bom treino!

  • Lucasm3

    Como que treina , ou faz aparecer o músculo serrátil anterior ??

  • Manuel1548

    Olá
    Os meus parabéns pelo site e pelo video.
     
    Quanto aos exercícios de abdominais… Se ficar a doer o pescoço é mau sinal correto? É sinal que estamos a fazer parte da força no pescoço e não nos abdmoniais correto?
    Como posso contrariar isso?
     
    Obrigado
    Manuel

  • http://www.abdominais.com/anatomia-dos-abdominais.html henrique2001

    Luis tenho 12 anos 1.52m e so me crscem abdominais quadradinhos como faço para ter nas zonas laterais?